sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como aumentar o Metabolismo?

Restam poucas dúvidas que um metabolismo elevado é sinónimo de "incineração" de gorduras 23 horas por dia, ou 6 dias e 17 horas por semana.

Uma das “fórmulas” para aumentar o metabolismo até pode ser simples: Comer mais, Exercitar mais. [sem químicos]

O exercício aumenta o metabolismo. Comer aumenta o metabolismo. O segredo passa por conciliar os dois de modo a conseguir um balanço calórico negativo.

Indivíduos sedentários (que passam a vida sentados sem se exercitarem) apresentam taxas de metabolismo muito baixas. Devido a factores hormonais resultantes da ausência de exercício e da falta de estímulo para “ensinar” o corpo a queimar calorias extra.

De igual modo, as dietas crónicas partilham o mesmo estado. Quando a restrição calórica é muito elevada o metabolismo “desliga” como mecanismo de protecção contra a fome.

Pelo contrário, o exercício e a ingestão de alimentos são catalisadores do metabolismo. Apesar disso, apenas comendo mais não vai ajudar em nada os objectivos de redução de massa gorda.
Mas quando combinado, o aumento da ingestão de alimentos com exercício que permita queimar calorias em grande escala, conseguimos o melhor dos dois mundos!

Por exemplo, imaginemos que a taxa de metabolismo basal permite que se queimem 2000kcal por dia. A partir daqui, iniciamos uma dieta de 1500kcal por dia e colocamos 500kcal de lado. À primeira vista, um défice de 500kcal seria uma coisa boa, mas infelizmente não fizemos nenhum favor ao nosso metabolismo. De facto, comer menos desacelera o metabolismo a cada dia que passa.

Então, a “dieta” (apenas) não será o melhor método para criar um défice calórico.

Outro exemplo semelhante. Queimamos 2000kcal por dia, mas em vez de “dietar” começamos a comer 300kcal a mais por dia e também queimamos 800kcal extra por dia através do exercício.
Resultado?
As mesmas 500kcal de défice calórico (2800 kcal queimadas, 2300 consumidas) mas ao mesmo tempo estaremos a aumentar o metabolismo devido ao aumento do exercício e da ingestão de alimentos.

4 comentários:

  1. Olá André!
    Como nas últimas 3 semanas faltei não te desejei um Feliz Natal!
    Em Janeiro retomamos mas queria desejar tudi de bom para a tua familia que está prestes a crescer.
    Tudo de bom e muitas felicidades!

    Patricia Hermozilha

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Patrícia!
    Tudo de bom para ti!
    Aproveita para descansar porque o massacre vai continuar Hehe
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Comer mais e melhor!! convém dizer :)) se não temos malta a comer à fartazana e depois diz que a culpa é nossa! :)))
    é muito dificil convencer as pessoas disto!!! mas acreditem que é verdade... comer mais, e mais vezes ao dia, alimentos a promover (roda dos alimentos), não é bolachinha milagrosa, e assim queimar o que come...
    ana

    ResponderEliminar
  4. É verdade... nunca é demais por todos os pontos os "is"...

    Comer com qualidade e exercitar com qualidade...

    ResponderEliminar