terça-feira, 3 de julho de 2012

Mitos na Redução de Gordura

Há imensos mitos relativamente à redução de gordura no negócio do Exercício.

Provavelmente já terão ouvido que se não fizerem 60 minutos de cardio na “fat burning zone” com o estômago vazio, e quando Saturno tiver alinhado com Marte nunca perderão gordura.

O problema com estes mitos é que não só são errados e dão uma falsa esperança a milhares de pessoas que tentam reduzir peso, mas também são um desperdício de tempo e esforço mental.

Mito #1 – Têm que fazer cardio logo pela manhã de estômago vazio
Claro que não têm que saltar para a passadeira às 6:00 da manhã. Se querem treinar de manhã cedo, pois até dá muito jeito para organizar o dia-a-dia, força nisso!
Mas não há nada de mágico nesse horário, na verdade quase sempre é o único tempo que muitas pessoas têm para elas próprias.
Temos de pensar “fora da hora” do treino e perceber que o gasto calórico e a "queima" de gordura acontece durante as 24 horas.
Esqueçam as teorias e tenham uma visão alargada do processo.

Não importa quando se exercitam, desde que o façam intensa e consistentemente. Devem focar-se em treinos relativamente intensos, para aumentar o metabolismo o maior número de horas possível após o exercício. E a melhor maneira de o fazer é com treino intervalado e treino de força.

Mito #2 – Têm de fazer cardio na vossa “fat burning zone”
Enquanto, proporcionalmente, poderão estar a utilizar mais gorduras como energia treinando na “fat burning zone”, estarão queimando menos calorias no geral devido à baixa intensidade de treino.
Quando aumentam a intensidade do vosso treino saindo dessa famosa “zona”, vão queimar mais calorias e, consequentemente mais gordura.
Para além disso a “fat burning zone” não provoca um desajuste muscular… logo não irão queimar tantas calorias no período após o exercício. Mas com o treino intervalado, irão queimar significativamente mais calorias durante horas após o treino, o que conduz a mais redução de gordura.
Já tenho treinado algumas pessoas que evitam esta “zona” e continuam reduzindo ou transformando quilos de gordura. O “fat burning zone” é um dos maiores mitos de todos os tempos na área do exercício.

Mito #3 – Têm que fazer cardio durante 20 minutos antes de começar a queimar gordura
Imaginem um botão que liga/desliga apenas após 20 minutos de cardio…
E se for 19m e 59s? Significa que não se queimou gordura?
E se for de manhã de estômago vazio na “fat burning zone”?
Mais uma vez, a nossa preocupação deve ser no nosso metabolismo ao longo das 24h, e não em quanta gordura queimamos durante o treino.

Mito ... – Alimentos com “Calorias Negativas” ajudam a perder peso
De acordo com alguns experts, os alimentos com “calorias negativas” necessitam de mais energia para serem digeridas do que aquela que fornecem.
Nesta lista aparecem as maçãs e bananas, que ainda outros experts dizem ser prejudicial para a redução de gordura, baseado no argumento de que as frutas diminuem a redução da gordura.
Não me parece que existam esses alimentos (calorias negativas), no entanto continuam-se a promover estas estratégias...
É preferível dar “ouvidos” ao senso comum. É necessário um esforço consistente, exercitar-se com intensidade e disciplina na alimentação.

3 comentários:

  1. André...
    A dieta da lua diz que, na passagem para lua nova, se só beberes líquidos (ou sopa sem batata) durante 24 horas, emagreces 2 kilos.
    "É certinho!"... Que me dizes? :)
    Foi só uma provocaçãozinha para o nosso PT de serviço, mas a verdade é que há muitos mitos sem sustentação teórica que as pessoas seguem, só para "aliviarem" a consciência...
    Eu cá prefiro cair para o lado nas tuas aulas e poder comer um belo chocolate ao fim-de-semana (ou dois!) :)
    Beijinhos a todos e até Segunda!
    Mariana Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Digo que a matemática, por muito cruel que seja, não engana...
    Se consumimos mais do que o que gastamos, retemos...

    ResponderEliminar
  3. perdemos peso, sim, mas em água...com essas dietas, o organismo perde agua e não gordura...assim que voltamos à alimentação habitual, o organismo absorve tudo uma vez que esteve em restrição...
    ana

    ResponderEliminar