quinta-feira, 19 de julho de 2012

Abdominais fazem-se na Cozinha, e não no Ginásio!

Há uma premissa muito antiga entre os halterofilistas que diz: “Abdominais fantásticos são feitos na cozinha, não no ginásio!”. Provérbios e clichés são o que são pela verdade neles contida.
Por outras palavras “não podemos exercitar uma má alimentação!”.

De igual importância, é necessário perceber que TODOS TEMOS OS QUADRADOS NA BARRIGA, anatomicamente falando. É apenas uma questão de os tornar visíveis.

Como evidência disto, experimentem passar algum tempo na piscina do vosso município e verão um rebanho de miúdos com os quadrados definidos sem nunca terem feito “abdominais” na vida. Frequentemente durante os treinos há sempre alguém que segurando o pneu da barriga diz “Podemos fazer montes de “abdominais” pois tenho que me livrar disto”. Continua a ser um conceito errado, que persiste à vários anos.

Uma das principais razões é que quando vemos alguém numa publicação ou na TV argumentando como conseguiu obter abdominais definidos, eles estão normalmente executando algum exercício abdominal ou utilizando algum tipo de equipamento que querem impingir. O processo de Marketing é simples. Mostram alguém com um super estômago utilizando um produto e o consumidor retém a imagem dos grandes abdominais como consequência da utilização do produto.
E FUNCIONA! As vendas de equipamento “abdominal” é um negócio de milhões de euros. Mas a verdade reside no vosso frigorífico.

Não quero desvalorizar a importância do treino abdominal e de “Core”, mas a grande maioria das pessoas que se “mata” a fazer centenas de “abdominais” fá-lo principalmente por objectivos estéticos.

Portanto, é necessário mudanças de hábitos para resultados eficazes na cozinha. Como tudo na vida, para o bem ou mal, é feito a partir de hábitos. 

Da próxima vez que pegarem no telefone para encomendar um equipamento para exercitar os abdominais, enquanto desfrutam de uma caixa (inteira) de chocolates, pensem duas vezes e lembrem-se que barrigas lisas são feitas na cozinha, não no ginásio.

2 comentários:

  1. nem mais!!! mais uma vez se ressalva a qualidade e não a quantidade da alimentação no nosso dia-a-dia... a banha da cobra e a baba de caracol estão à venda em cada esquina... influenciados pelos "excelentes" resultados apresentados, caimos na asneira de emagrecer o bolso, e não o corpo, até porque esses aparelhos são utilizados durante 2 ou 3 dias e encostados a um canto... não só não conseguimos resultados físicos, como também os psicológicos ficam muito aquém do que seria esperado... por isso, desprendermo-nos do peso do peso (passo a redundância), criarmos hábitos de vida saudáveis é realmente o melhor caminho... e há maior prazer do que comer?? ;) haver há, mas este também é um deles :)))
    ana

    ResponderEliminar
  2. Tenho poucas dúvidas em colocar esse prazer nos lugares cimeiros...

    ResponderEliminar