O medo que as senhoras expressam de “ganhar” músculo como os homens, simplesmente por levantar alguns pesos, é como se dissessem “eu não quero jogar golfe porque tenho medo de me tornar profissional…”
Não vai acontecer… incluindo “ganhar” músculo.
Se os vossos corpos estão destinados a parecer como um homem, então provavelmente já estarão cientes disso! A genética não muda da noite para o dia…
A menos que houvesse um rio de testosterona correndo no vosso sangue, o medo de ficar “grande” é infundado!
Ficar “grande” não é uma tarefa fácil para uma mulher… e se fosse provavelmente veríamos a Jane a balançar-se em lianas e nadar com os crocodilos, em vez do Tarzan!
É muito difícil para os homens construírem músculo. Ainda no outro dia, em conversa com os nossos rapazes, ouvi que há homens que comem toneladas de calorias e suplementos proteicos e não conseguem acrescentar um quilo de músculo.
Ainda assim, as senhoras têm receio que levantar pesos as torne como os homens!
Não é possível parecer-se a um homem por causa dos pesos, a não ser que tentem (no duro) e injectem testosterona no corpo, ou então uma anomalia genética.
As mulheres têm muito pouca produção de testosterona, o que torna impossível ganhar músculo à mesma intensidade que os homens.
Portanto, toca a carregar no ferro!... quando não há ferro o peso do próprio corpo, bem utilizado, é uma ferramenta genial… barata e portátil!
Até porque o resultado imediato do aumento de massa magra é a redução da percentagem de massa gorda, para além de melhorias no metabolismo e da capacidade funcional (isto fica para outro post)
Até porque o resultado imediato do aumento de massa magra é a redução da percentagem de massa gorda, para além de melhorias no metabolismo e da capacidade funcional (isto fica para outro post)
heheheh
ResponderEliminarTens uma excelente forma de nos cativar!
;)
=) não quero vender banha da cobra... mais mitos vão cair =P
ResponderEliminarEu hoje "dei no ferro" (um ferrinho de 6kilos) e estou que nem posso! Vamos ver se daqui a uns meses não estou a falar com voz grossa!:D até segunda Professor e colegas!! Mariana Monteiro
ResponderEliminarcorrige-me se estou errada... é bom começar nesta altura este tipo de actividade, já que em idade de menopausa a produção da pouca testosterona que temos "acaba" e ai é que já não temos remédio algum para tonificar braços ou as barriguinhas caracteristicas dessa condição, certo?
ResponderEliminarana
Olá Ana
ResponderEliminarA endocrinologia é uma área muito complexa...
No entanto, faz sentido que cessação da produção de testosterona promova a acumulação de gordura visto que é o "catalisador" para a produção e manutenção da massa magra.
Parece-me que, ao invés de injectarem testosterona para compensar a falta, o treino de força é uma óptima alternativa para estimular o aumento ou manutenção dos níveis de testosterona, ou no mínimo atrasar a quebra na sua produção...