sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estarão as nossas células gordas doentes?


Não como as doenças gerais como constipados e gripes…

O tecido adiposo, conhecido como gordura, é considerado um órgão importante, e juntamente com outros tecidos como a gordura visceral e intra-abdominal, é grande responsável pelo desenvolvimento de diabetes, síndrome metabólico, outras doenças inflamatórias.

Quando nascemos as nossas células gordas são saudáveis. São capazes de colocar a gordura na corrente sanguínea e armazená-la para uso posterior. São as principais responsabilidades da gordura – armazenamento e libertação dessa energia armazenada. À medida que envelhecemos, fazemos escolhas que nos podem conduzir à obesidade, tornando as nossas células gordas doentes.

Os alimentos que comemos, sedentarismo, e outro factores contribuem para uma melhor ou pior habilidade para nos manter-mos metabolicamente saudáveis. O tecido adiposo é metabolicamente activo devido a libertação das hormonas Leptina e Adiponectina que regulam a ingestão de energia, outras hormonas, e a comunicação entre o restante organismo para transmitir a mensagem que estamos “cheios”(saciados).

Os maus alimentos conduzem a um aumento das células gordas e a que se tornem resistentes ao armazenamento de gordura. Isto não acontece da noite para o dia, mas devido a anos de poucos cuidados com o nosso organismo. A maioria dos alimentos ricos em gorduras provocam inflamações, que é o primeiro passo para o desenvolvimento de doenças.

Devido à incapacidade das células acumularem mais gordura, as células gordas libertam hormonas e péptidos que induzem respostas inflamatórias.
Resultado: diminuição na libertação de hormonas benéficas e um desequilíbrio na sensibilidade à insulina, que resulta num aumento do risco de doença.

O excesso de calorias na dieta torna as células gordas maiores, habilitando-as a armazenar cada vez mais energia.
No entanto, ao reverter esta tendência, ou seja, reduzindo a acumulação de gordura não significa reduzir o número de células gordas, apenas irão encolher pois ficam vazias do seu conteúdo... ficando sedentas de um novo "descuido"...

Alterações do estilo de vida, dieta apropriada e exercício ajudarão a reverter o estado "clínico" das células gordas, tornando-as saudáveis no futuro.

2 comentários:

  1. um bom tema, este das células gordas... mas nós não temos culpa das ingestões que o sr professor andou a fazer... :)no entanto, estou preparada para o massacre!! :D
    ana

    ResponderEliminar
  2. Temos que reverter o estado "clinico" dos nossos adipócitos... E como qualquer tipo de reabilitação... Vai doer =p

    ResponderEliminar