Há dias encontrei um colega e tivemos alguns minutos àconversa.
Após uma primeira abordagem pessoal a conversa encaminhou-separa o âmbito profissional. Entre as tendências do fitness, programas de treino,redução de peso, discutimos de tudo um pouco embora com algumas divergências, massaudáveis…
Algures durante a nossa animada tertúlia, referi que um dosmeus principais objectivos por sessão era que a frequência cardíaca média rondasse os 80-85% da FCmáxima.
Como falamos a mesma linguagem técnica, rapidamente se apercebeuda dimensão da “violência” que era imprimida em cada sessão, e isso foi notóriopela cara de assombro que esboçou…
E com essa mesma cara veio a pergunta: “As tuas clientes nãose queixam?!”
Prontamente, e porque estávamos entre amigos, respondi: “Elasqueixam-se desde o final do primeiro exercício do aquecimento, até que seretiram pela porta da rua…!”
O que levou a outra pergunta, que no fundo tem minado todaindustria do fitness: “E ainda tens clientes?!”
Confesso que não dei resposta de volta, e que levei essaquestão para reflectir…
Quais seriam as razões que permitiam que, sessão após sessão,semana após semana, e até mesmo ano após ano, estas atletas voltassem semprepara serem massacradas…?
A verdade é que não tenho uma política concreta de retençãode clientes! E já me tenho apercebido que a minha primeira abordagem para compotenciais novos atletas é por vezes repulsiva… “veja lá onde se está a meter…”.Decididamente, a retenção de clientes não tem sido motivo de grande preocupação!
Apenas procuro falar a verdade, mesmo que por vezes averdade não seja aquilo que gostariam de ouvir… mas sempre sustentada academicamente e por evidências científicas!
Normalmente algumas das minhas verdades são:
- Não faço “ginástica de manutenção”! O objectivo ésempre sair da zona de conforto e superarem-se constantemente, não a manutenção…
- Vocês não precisam de mim, nem de material,equipamentos ou comprimidos mágicos… apenas precisam de informação (Dissipartodos os mitos em torno da redução de massa gorda).
- Se o objectivo é apenas a promoção da saúde (Colesterol,Diabetes, Tensão, etc…), então a nossa cidade possui infraestruturasfantásticas (calçadão) para se realizarem percursos exteriores sem terem que seenfiar num recinto fechado e penar como se de um castigo se tratasse. Para alémdisso é mais económico e não necessitam que vos “ensinem” como andar ou correr…
- Os resultados aparecem sem necessidade de seviver em função (obsessão) do exercício ou da dieta! O Exercício e a Dietadevem coexistir sem terem que ser um fardo!
No fim das contas, apesar da cara de sofrimento e doscomentários que sugerem que eu parta uma perna, as minha atletas são um motivode orgulho!
E os resultado a que se propõem falam por si! (http://www.FITsalvador.com/p/testemunhos.html)
Obrigado.
O vosso sucesso é o meu sucesso!
O resto são jogos de semântica com meias verdades…
Posso garantir que os nossos "encontros atléticos" são o máximo. Adoro as aulas, embora em alguns dias não me consiga mexer, sinto-me mto mtoo mto bem.
ResponderEliminarTá para durar. heheh
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAinda não conhecia este post. Na altura em que o escreveste ainda não treinava convosco!
ResponderEliminarNormalmente, enquanto treinamos (durante o intervalo que vocês nos dão, simpaticamente, para bebermos água) chegamos a comentar que rebentam connosco, mas que, curiosamente... a malta até gosta! :D
Estranhamente o corpo fica exausto durante os 45 minutos de treino mas dá para descansarmos a cabeça! E há muitos momentos em que o que precisa mesmo descansar é a cabeça e não o corpo!!!
;) Beijo
Adivinha quem era o colega prima??
ResponderEliminarJá o andava "namorando"
Mal sabi ele que ia massacrar-nos tb! Lol!
ResponderEliminarE olha que não podias ter escolhido melhor pessoa! Em termos de reforços positivos (ainda no outro dia comentava com o Nuno), diz exatamente aquilo que nos faz falta ouvir no momento em que já desistíamos se pudessemos! Foi uma boa "aquisição"!
(Parece que estamos a falar de mercadoria! Até parece mal!!!)
Bjssss
Apesar de estar datada em Agosto, esse post foi feito 6/7 meses antes em Dezembro/Janeiro...
ResponderEliminarReaproveitei-o pois o Mauro estava a dar as primeiras passadas connosco...
Pacote completo!! =)