O sorriso no rosto da nossas crianças enquanto estão na "ginástica" enche-nos o coração. Ver a evolução a cada dia que passa é um motivo de orgulho para nós "professores". Contudo, engane-se quem pensa que é só fazer um ou dois jogos, umas palhaçadas e está o assunto arrumado...
Não!
As nossas crianças passam por um processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências motoras fundamentais numa ampla variedade de movimentos de estabilização, locomoção e manipulação.
"O desenvolvimento motor e perceptual das crianças não deve ser deixado ao acaso. As crianças seguem uma progressão desenvolvimental na aquisição das suas competências motoras que não é muito diferente das progressões desenvolvimentais encontradas no seu desenvolvimento cognitivo e afectivo." David L. Gallahue aka O Guru do densenvolvimento motor
Como tal, passa por nós professores tentar potenciar esse desenvolvimento da melhor forma através de jogos tradicionais ou "invenções" (cof cof).
O jogo da raposa é, talvez, o preferido dos nossos pequenos grandes atletas. Presente em quase todas as aulas, como forma de aquecimento, pretende desenvolver a coordenação espacial, óculo-motora, velocidade e agilidade das crianças.
Não!
As nossas crianças passam por um processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências motoras fundamentais numa ampla variedade de movimentos de estabilização, locomoção e manipulação.
As fases do desenvolvimento motor - Gallahue |
"O desenvolvimento motor e perceptual das crianças não deve ser deixado ao acaso. As crianças seguem uma progressão desenvolvimental na aquisição das suas competências motoras que não é muito diferente das progressões desenvolvimentais encontradas no seu desenvolvimento cognitivo e afectivo." David L. Gallahue aka O Guru do densenvolvimento motor
Como tal, passa por nós professores tentar potenciar esse desenvolvimento da melhor forma através de jogos tradicionais ou "invenções" (cof cof).
O jogo da raposa é, talvez, o preferido dos nossos pequenos grandes atletas. Presente em quase todas as aulas, como forma de aquecimento, pretende desenvolver a coordenação espacial, óculo-motora, velocidade e agilidade das crianças.
Os alunos colocam um colete nas calças/calções, funcionando como o rabo da raposa. O objectivo passa por evitar que roubem o colete (rabo da raposa).
O jogador que perde o rabo pode continuar em jogo se fizer burpees e/ou outros movimentos que o professor peça.
O espaço deve ser amplo e o número de participantes é ilimitado.
O espaço deve ser amplo e o número de participantes é ilimitado.
Sem comentários:
Enviar um comentário