terça-feira, 4 de novembro de 2014

Esteroides: Prós e Contras [PT João Fialho]

https://www.facebook.com/PersonalTrainerJoaoFialho
Nutrição e suplementação não são temas com os quais tenha idoneidade (nem legitimidade... cof cof) para dar grandes conselhos...

Por mais formações ou cursos em que invista nessa área, há certos vicíos e uma certa teimosia que me complicam a imparcialidade. Concretamente uma visão antropológica da nossa evolução/movimento/alimentação, bem como a defesa de um estilo de vida que prioriza o lazer e tempo em famíla e, claro, a gastronomia=)

Felizmente tenho vários colegas com quem debato todas estas "problemáticas" e que me vão abrindo os olhos e desmontando alguns factos consumados.

E o João é certamente um dos que tem muito para me ensinar.

Por João Fialho, Personal Trainer no Ginásio Corpus Health Club:
"Decidi elaborar uma pequena reflexão acerca deste tema que para muitos, e até para mim, suscita imensas dúvidas.

Os esteroides são conhecidos desde 1935. A sua aplicação no Desporto terá tido início em 1954, com os atletas russos. O COI proibiu a sua utilização em 1976.

Os Eas são utilizados há décadas em diversas modalidades desportivas, podendo ser injetáveis ou orais, onde o seu uso mais visível é no mundo do Bodybuilding pois os corpos humanamente impossíveis surgem, ali mesmo, à nossa frente e claro, todos ficamos de queixo caído.

Atenção! Quem me conhece sabe que admiro o Bodybuilding e não considero que o uso de esteroides por parte dos culturistas seja a chave do seu sucesso. Estes são seres humanos capazes de abdicar de tudo o que a grande maioria não é. São verdadeiros guerreiros e o uso destas substâncias é apenas a cereja no topo de bolo. Experimentem a utilizar os mesmos produtos e vejam se conseguem ficar iguais.

O uso dos esteroides é constante na indústria farmacêutica, onde constituem os ingredientes activos da maioria das pílulas anticoncecionais ministradas oralmente Estes derivados sintéticos são usados como anabolizantes por muitos atletas que buscam os efeitos anabólicos dos androgénicos, para desenvolvimento de massa muscular, recuperação de lesões e outros.

Bem, antes de prosseguir, vamos começar pelos seus “Benefícios e Malefícios”

“Benefícios":
• Aumentam a síntese proteica, permitindo ao atleta treinar com maior intensidade;
• Inibe o Cortisol
• Aumentam a capacidade do corpo de desenvolver massa muscular;
• Aumentam os níveis de força;
• Aumentam a resistência;
• Atuam como anti-inflamatórios;
• Diminuem a fadiga;
• Aumentam a retenção de glicogénio muscular e melhora a contração muscular;

"Malefícios":
• Calvície;
• Hipertrofia da próstata;
• Atrofia testicular;
• Acne;
• Agressividade;
• Hipertensão;
• Limitação do Crescimento (os esteroides anabólicos podem interromper o processo de crescimento);
• Aumento do Colesterol;
• Virilização em Mulheres (crescimento de pelos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorreia);
• Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino);
• Dores de Cabeça;
• Impotência e Esterilidade;
• Insónia;
• Hepatotóxicidade (quase todos os esteroides causam lesão no fígado);
• Problemas de Tendões e Ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos)

Após ver as listas acima, é possível verificar que os “Malefícios” estão em maior número, factor que no momento decisivo relativo à sua utilização deve ser levado em conta.

Contudo, ainda assim, num mundo gerido pela estética, cada vez mais se vê o seu uso indiscriminado sem qualquer noção do que estão a fazer.

Miúdos de 14/15/16 anos a utilizar Esteroides?! Está tudo louco?! Em plena idade de ajustamento hormonal, correm simplesmente o risco de ficar “Inválidos” para o resto da vida.

Como se não bastasse, ainda surgem os famosos frangos de Verão. Vão ao ginásio (eles não treinam) 2 ou 3 vezes por semana, 2 meses antes do Verão, comem fastfood a toda hora, ingerem álcool como esponjas, usam EAs como se fossem rebuçados para a tosse e para finalizar ainda vestem as blusas com a célebre frase “No pain no Gain”. Mas onde é que nós vivemos?! Alice no País das Maravilhas? Só pode ser! Brincar com a saúde não boa ideia! Nem sabem o que é um TPC!!

Utilizem a coisa mais preciosa que possuímos no nosso corpo: O CÉREBRO!

Agora, se sou contra ou favor?! É simples! Nem uma coisa, nem outra! Cada um sabe de si, da sua saúde, dos riscos que corre. 

Um conselho: Querem utilizar? Força! Vocês é que sabem! Mas façam apenas uma coisa antes, informem-se! Procurem alguém “entendido” na matéria, um médico, leiam, investiguem. Lá porque não aconteceu nada de mal ao “José”, não quer dizer que a ti não aconteça! A Individualidade é uma constante. Não há dois Seres idênticos. Até os gémeos, que à partida são iguais, podem responder de forma diferente ao mesmo estímulo.

Cuidem-se! Sejam conscientes e ponderem bem as vossas decisões. É possível ter um corpo de sonho sem utilizar Eas. 

Isto requer dedicação, espirito de sacrifício, disciplina, força de vontade e capacidade de superação. Ainda assim, sabemos que o caminho mais fácil é também mais atractivo....
https://www.facebook.com/corpushealthclub
Bons treinos!
No brain, no pain, no gain!

Personal Trainer João Fialho"

O João desenvolve os seu trabalho no Ginásio Corpus Health Club em Beja, deixem os vossos comentários/sugestões ou directamente para o endereço: ptrainerjoaofialho@hotmail.com

5 comentários:

  1. Obrigado pela partilha companheiro!
    Se todos se ajudarem, todos ganham e tu tens razão. Terei também muito para aprender contigo devido ao vasto conhecimento e experiência que possuis. É um prazer ter colegas de profissão assim! Continuação de um excelente trabalho. Um abraço a ti e restante Team, Mauro e Tininho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado nós=)

      Temos que pensar em vires dar um treino aos nossos atletas.

      Abraço

      Eliminar
  2. Fantástico João... continua com o excelente trabalho e obrigado por todas as tuas digas! grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa grande Tininho!
      Cá te espero para trabalharmos esse cabedal!
      Um abraço Crossfiter!

      Eliminar