sábado, 15 de junho de 2013

Nutrição: as dietas que por aí se fazem...

A nossa relação com a dieta/exercício, e as expectativas que daí advêm, devem assentar num destes pressupostos:
  • Ou procuramos uma solução mais fácil e também clinicamente comprovada (sarcasmo)…
  • Ou percebem que temos um código genético bem vincado por 2 milhões de anos de evolução e adaptações, que dificilmente será suplantado por alternativas bioquímicas e ociosas...
A nossa Nutricionista de serviço põe o dedo na ferida nas asneiras que por aí se fazem... e deixa um paralelismo GENIAL!!!

Por Ana Margarida Ramalho, Nutricionista da Equipa Saúde Pública de Beja, e Consultora FITsalvador:

"Não sei se por moda, mas a estética passou a perna à saúde. É só ligar a televisão ou o rádio do carro: o assunto é alimentação, tratamentos de beleza, venda de milagres, etc. Até livros que “instruem” já são um verdadeiro milagre para a perda de peso.

É agora que começamos a entrar no Verão… praia, calor, biquínis… que muitos começam a pensar em perder os quilinhos a mais que se ganharam no Inverno e por isso começam a tomar comprimidos dietéticos que pensam ser o comprimido mágico, consumidos sem critérios, mas que só mascaram o problema. Até podem ser inibidores de apetite, mas quando os deixamos de tomar a fome volta… e a fazer dietas radicais… Eu não tenho nada contra a preocupação com a beleza, mas perder e ganhar medidas tornou-se numa tamanha obsessão que o acto de comer foi transformado num grande problema. Às tantas já ninguém sabe ao certo o que pode ou deve ser colocado no prato.

O facto é que a adesão descontrolada a dietas mirabolantes modifica o funcionamento do organismo e não atende às nossas necessidades diárias.

E que fenómeno é este em volta das dietas radicais? O que nos proporcionam?

As dietas radicais são aquelas que normalmente proporcionam resultados rápidos, porém à custa de muito sacrifício. Estas afectam também o metabolismo e promovem a perda de massa muscular.
Por exemplo, quando alguém perde 3kg por semana, o que está a perder é massa muscular e água do corpo e não a gordura. É esta perda que causa diferença na balança rapidamente, pois a mobilização de gordura demora muito mais tempo.

No entanto essas dietas milagrosas, em que se perde muito peso numa semana, excluem alimentos essenciais para o organismo, e mesmo jejuar dias a fim são verdadeiros atentados à saúde. É importante frisar que dietas em que a perda de peso é rápida, só têm resultado a curto prazo, pois passado algum tempo volta-se a ganhar peso, tornando-se num verdadeiro efeito iô-iô, pois quando a dieta é abandonada a corpo adquire todo o peso perdido rapidamente, ou até mais (com juros).

As dietas chamadas radicais são várias e variadas (há nomes para todos os gostos). No entanto, a que mais se tem praticado nos últimos tempos e com maior adesão é uma dieta do tipo hiperproteica. Tem sido um verdadeiro milagre e uma verdadeira loucura também. Este método de emagrecimento consiste em diminuir ou restringir os hidratos de carbono (massas, pão, batata) e abusar das proteínas e gorduras (carnes, peixes, ovos e lacticínios). No entanto, a falta de hidratos de carbono, faz com que o organismo passe a ir buscar energia às gorduras. Emagrece-se porque os hidratos de carbono estimulam a produção de insulina, hormona   que provoca a fome, assim não ingerindo hidratos vai haver uma diminuição da hormona, originando menos fome, e assim consegue-se emagrecer.

Esta dieta proporciona para além de alterações físicas como fraqueza, dores de cabeça e mal-estar, pois começa-se a ficar sem energia, até a capacidade de raciocínio diminui drasticamente, provoca também alterações metabólicas como o aumento de ácido úrico, colesterol e prisão de ventre, comprometendo os sistemas gástrico, hepático e renal. Com este comprometimento do sistema renal o equilíbrio ácido do corpo do organismo é alterado, que pode resultar em perda de minerais nos ossos e comprometer a integridade óssea.

Tornam-se curiosos os conselhos que se dão neste tipo de dietas. Mas o que me impressiona mais é o facto de sopa, hortícolas e doces serem metidos no mesmo saco, ou seja, nos PROIBIDOS (abomino esta palavra). ISTO É RIDÍCULO!! Não existe um incentivo ao consumo de frutas e de hortícolas, o que pode originar uma deficiência em vitaminas, fibras e sais minerais.

“Traduzir” os efeitos desta dieta tem sido praticamente o meu dia-a-dia… os efeitos de quem a quer praticar realmente aparecem, mas também desaparecem muito facilmente. Pena que ainda haja necessidade de ver para crer. Concordo com esta máxima, mas para outras coisas, não para com a nossa saúde! Brincar com a saúde desta forma não é de todo a melhor solução.
O conselho que vos deixo é que pensem sempre nos “senãos” que estas dietas transmitem assim como a veracidade da informação como também a eficácia dos resultados. Penso que a comunidade FITsalvador já está bem educada ao ponto de não ir atrás destes verdadeiros milagres da perda de peso. 

Depois deste discurso, um desafio para atletas e professores... =)

Pedi aos nossos professores que me fizessem uma lista, por ordem decrescente de eficácia, dos exercícios praticados nas aulas. Se estes estão bem interiorizados por todos e todos falam deles, decidi fazer uma relação com os alimentos que também considero importantes e eficazes para perda/ manutenção de peso/massas e ganhos em saúde. Vamos ver se resulta. =) Isto porque não posso/não devo publicar aqui um plano alimentar standard

Em aqui vai…

Flexões – pão de mistura/ integral; cereais (sementes, de preferência – linhaça, sésamo, aveia, etc.); água; acompanhamentos (arroz, massa, feijão, grão, ervilhas, favas, batata);
Agachamentos – hortícolas (cozidos e crus);
Escaladas – peças de fruta;
Pranchas – carne/peixe/ovos;
Burpees – azeite (este acrescentei eu);
Corrida – leite, iogurte; 1 conduto de cada vez no pão, entre manteiga, fiambre ou queijo.
Bicicleta – bolachas, barritas de cereais, tostas;
Caminhadas – doces – 1 dia da asneira.


E agora o plano… para os atletas FITsalvador

Pequeno-almoço: 1 série de flexões com corrida (pode ser em sprint para ser mais eficaz) + corrida (sprint de volta) e uma série de escaladas

Meio da manhã: 1 série de escaladas + 1 série de flexões ou uma corrida + 1 série de flexões

Almoço: iniciar por agachamentos
+
1 Série de pranchas
+
2 Séries de flexões
+
3 Series de agachamentos

Para 1 hora após o almoço: 1 série de escaladas.

Lanche: Parecido ao pequeno-almoço. Caso queiram variar perguntem aos professores exercícios alternativos e façam os TPC’s =)

Jantar: podemos descansar um pouco mais, e fazer apenas metade das séries realizadas ao almoço.

Antes de deitar: alonguem e descansem.

Notas:

- Para além das flexões indicadas no plano, deverão ser realizadas pelo menos mais 8 a 9 séries por dia =)
- No almoço e jantar, havendo vários tipos de flexões poder-se-á variar ao longo do dia e da semana.
- As escaladas poderão ser realizadas até 3 séries por dia.
- Podem caminhar 1 vez por semana… tira pesos de consciência! =)=)
 - Podem andar de bicicleta só para dizer que há um programa de fim-de-semana. Em 4 dos fins-de-semana por mês, em 2 podem andar de bicicleta, mas sem que antes façam 1 a 2 séries de flexões! =)
- 2 séries de burpees por dia, ao almoço e jantar.

E agora o plano… para os Crowd Trainers

Apenas um dos nossos professores mostra os seus verdadeiros pecados. André sai da tua zona de conforto e no próximo mês não comas McDonalds nem bebas coca-cola!! =)=) Mostra que és capaz tal como os atletas! Muitos já saíram da sua zona de conforto… os resultados mostram isso! =)
Mauro não me parece que seja rapaz para fazer grandes asneiras de acordo com as nossas conversas.
Justino não sei mesmo! =)

E aqui deixo este desafio para todos... continuação de bons treinos =)"

Podem acompanhar a Ana na rubrica intitulada "Vida Saudável" que passa na Rádio Pax todas as quartas-feiras pelas 10h15, ou contactá-la directamente através do e-mail nutrition@FITsalvador.com

9 comentários:

  1. Caríssima colega Consultora

    Dá-me uso da palavra para defesa da honra????
    =)

    ResponderEliminar
  2. Dou, pois! :)
    desmascarei-te? eheheheh

    ana

    ResponderEliminar
  3. hum... como é que eu digo isto sem parecer prepotente...

    O conceito FITsalvador é de tal maneira eficaz que, mesmo para alarves mal formados como eu, se os treinos forem seguidos à risca permitem duas coisas:
    - treinar apenas 2 horas por semana
    - ... e continuar a ser alarve ao ritmo de... vá lá... em média... uma visita semanal ao MAC... cof cof

    Agora imaginem o que este conceito pode fazer se seguirem os conselhos da nossa Consultora =)

    ResponderEliminar
  4. nem vou referir o facto de beber +- (assim por alto) 1L de coca-cola por... dia...

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Adorei a comparação dos exercícios com os alimentos :)
    No que diz respeito à coca-cola André, tem cura!! eu próprio adoro coca-cola e também já bebi e durante muito muito tempo 1L/dia (até gasta pouco 1L/dia...) agora estou curado eheheh mas é muita bom :)
    Nuno Correia

    ResponderEliminar
  6. André, o teu segredo para essas asneiras todas e conseguires a boa forma treinando 2h por semana é não teres peso de consciência algum... Esse é mesmo i segredo! ;)
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Inconsciência portanto hehehe

    Eu chamava-lhe sinergias metodológicas:
    - Biomecânicas (treinos não localizados, inerciais - acelerações/desacelerações/variações do centro de massa)
    - metabólicas (grande intensidade, pausas incompletas, cadeias cinemáticas fechadas, min/semana, asneiras)
    - Hormonais (induzidas, as estimuladas, e as inibidas)
    - Bioquímicas (as respostas fisiológicas a todas as "agressões" descritas acima)

    Tudo isto terá a sua conta e medida... e por isso dificilmente cumprirei o meu objectivo de chegar a 1 dígito de MG (<10%)...

    Mas no fim de contas os (maus) petiscos e o tempo de qualidade que me sobra (apenas 2h/semana exercício) tornam o dia-a-dia bem mais agradável... sem stress =)

    Não atinjo os 10%... mas vivo!
    (nota importante: façam o que eu digo, não façam o que eu faço... Treinem como vos dizemos, e comam como pede a nossa nutricionista de serviço)

    ResponderEliminar
  8. Nuno
    O pior cego é o que não quer ver...

    E eu claramente não quero deixar a coca-cola lololol

    Enfim...

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está uma boa "dieta", muito "ediota"! Obrigada e Parabéns à consultora ;-))))

    Lembro-me bem de ti, ana, quando os PT´s se lembram dos burpees, no entanto o Tinhinho refere-se a eles para abater os macs, afinal para ti é o azeite!!!! ;-)))

    Teresa

    ResponderEliminar