Ana Margarida é uma profissional pró-activa e empenhada na causa que defende. Entre várias frentes, tem um rubrica na Rádio Pax intitulada "Vida Saudável" que passa todas as quartas-feiras pelas 10h15.
"Se por um lado o verão traz, em termos de refeições, um maior consumo de grelhados, saladas, fruta e água, por outro, os gelados e até mesmo a fruta da época (que é consumida em excesso) podem causar um pequeno aumento de peso. Daí que precisemos acertar os ponteiros da balança.
Não é com grandes restrições ou enganos a si próprio(a) que consegue bons resultados. Um conselho que deixo é que é preferível perder menos peso e ser feliz do que perder peso rapidamente e andar triste e deprimido(a) à conta da dieta. Isso não funciona!!! Quanto mais rápida for a perda de peso, mais facilmente o recuperará. Sei que muitas vezes não gostam de ouvir isto, mas é o que acontece na realidade.
Motivação, persistência e paciência são as qualidades de quem quer implementar novos hábitos alimentares.
Assim, deixo alguns conselhos para iniciar a sua mudança de hábitos alimentares:
- Pese-se!! Não tenha medo da balança. A balança não pode ser nem muito amiga nem inimiga…torne-a numa conhecida sua. “Visite-a” de vez enquando.
- Se o peso está no nível desejado, vige-o para que não aumente. Se notar um aumento pequeno ou grande que seja, contra-ataque. 1 ou 2 Kg não implicam grande sacrifício, mas se os deixarmos ficar, no ano seguinte já serão 3 ou 4Kg e aí o esforço já será maior.
- Estabeleça um compromisso consigo próprio. Estabeleça um dia D para iniciar um plano alimentar ou de actividade física e não falhar. E que tal já hoje?
- Trace metas realistas. Não queira perder 10, 20 ou 30 kg em dois meses. O importante é ir perdendo peso, nem que seja 1 kg por mês (no fim de um ano perdeu 12 kg e como ele passa depressa...). Perdas de peso muito rápidas tornam o metabolismo mais lento.
- Avalie sensatamente o seu progresso: não se fixe muito na balança. Tenha antes como objectivo, por exemplo, vestir umas calças ou saia que já não veste há algum tempo ou uma blusa que lhe estava justa.
- Pergunte-se: “Por onde posso/ consigo começar?”
- O 2º passo é estabelecer rotinas alimentares:
- Toma o pequeno-almoço? Não? Então comece por aqui. Coma sempre antes de sair de casa. Bastam 10 minutos!
- Coma de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem nunca saltar refeições, ajuda-nos a manter o organismo em forma e contornar as quebras que levam ao consumo de alimentos calóricos e de fraco valor nutricional.
- Iniciar as refeições com uma sopa de legumes.
- O 2º prato deve ser ocupado, na sua metade, com legumes/vegetais.
- Beba 1,5L de água por dia. Parece muito? E se lhe disser que bastam 8 a 9 copos de água, parece-lhe melhor?
Penso que já tem muito trabalho de casa para este mês. Bom trabalho!!"
Ana Margarida
Não sei o que vocês acham mas era giro trocarmos umas receitas saudáveis aqui no site, sempre que possível com fotografias da confecção a acompanhar.
ResponderEliminarEra interessante...
ResponderEliminarE viva a bimby
(não recebo comissões da bimby)
ResponderEliminar