quinta-feira, 23 de abril de 2015

Adolescentes Obesos: tirem-nos do calçadão!

Mais de um terço das nossas crianças têm excesso de peso ou são obesas!

Mais do que o excesso de peso, a gordura abdominal tem um maior risco de resistência à insulina e doenças cardiometabólicas, entre crianças e adolescentes.

Esta equipa de investigadores do Hospital Pediátrico de Pittsburgh quis saber os efeitos do Calçadão e da Musculação em crianças, sem qualquer restrição alimentar.

Para garantir que as alterações registadas eram apenas consequência do treino, as crianças deveriam seguir a sua dieta quotidiana.

Durante 3 meses 41 adolescentes obesos foram dividos em 3 grupos:
  • Grupo de controlo: sem intervenção
  • Grupo CALÇADÃO (aerobic exercise): 3x/sem 40-60min a 50-75% da intensidade máxima (passadeiras, elípticas, bicicletas...)
  • Grupo Musculação (Resistance Exercise): 3x/sem 60min 60%-fadiga (máquinas de musculação)
Quanto às alterações corporais, ambos os grupos de treino reduziram o seu perímetro abdominal, mas apenas o grupo da Musculação reduziu significativamente o seu PESO.

Ambos os grupos reduziram a gordura total, mas apenas o grupo da Musculação aumentou significativamente a massa muscular.

Quanto à aptidão cardio-respiratória a evolução foi semelhante nos dois grupos. Mais uma vez fica demonstrado que nem para o CARDIO, o calçadão é uma mais valia.

Apenas o grupo de Musculação aumentou significativamente, obviamente, os índices de força.

Quanto aos marcadores clínicos, ambos os grupos reduziram gordura abdominal subcutânea e visceral, mas apenas no grupo da Musculação houve uma melhoria significativa na sensibilidade à insulina.

A sensibilidade à insulina é um dos factores que pode conduzir à Diabetes e à obesidade, e a todas as outra comorbilidades.

E para fechar com chave de ouro, os investigadores atrevem-se a chamar ANEDOTA à seguinte conclusão:

"Anecdotally, however, there were differences in how much the boys enjoyed the exercise intervention. In the aerobic group, the participants found the exercise to be boring, whereas those in the resistance group were much more enthusiastic and seemingly enjoyed the exercise intervention"

Ou seja, as crianças do estudo gostaram muito mais do treino de musculação que o cardio "lentilongo".

Calçadão NÃO!

Effects of aerobic versus resistance exercise without caloric restriction on abdominal fat, intrahepatic lipid, and insulin sensitivity in obese adolescent boys: a randomized, controlled trial.

2 comentários:

  1. E é verdade!! tenho experiência disso mesmo... caminhadas ou actividades físicas "bailarinas" não dão pica aos mais novos (nem aos mais velhos, mas aqui são outros factores que estão em jogo)... está provado que treinos de força e modalidades que impliquem força dão uma maior auto-estima. Dai este estudo referir que as crianças gostaram mais do treino de força. Por cá também vamos tendo estes resultados!! well done ;)

    ana

    ResponderEliminar