Recentemente, um estudo tentou demonstrar que o cardio obtinha melhor efeitos na redução de gordura que o treino de força... exactamente o contrário daquilo que defendo!
Algures no artigo pode ler-se: "In a previous study we showed that moderate intensity walking was equal
to vigorous exercise when the total calories expended per week were
equal"
Isto apenas significa que para atingir o mesmo número de calorias por semana, a opção da caminhada implica uma investimento de tempo substancialmente maior.
Se no treino intenso é possível chegar as 500kcal/35min e por semana chegar às 1500kcal(3 treinos), através da caminhada chegar às 1500kcal implicaria caminhar 7xsemana cerca de 60-90min/dia...
Claro que ao fim de uma semana gastaremos o mesmo número de calorias, no entanto a primeira opção não nos "escraviza" ao exercício!
Ainda assim, o treino intenso, pelas suas características, irá permitir um gasto calórico extra durante o repouso nas 72h seguintes que não entram nas estatísticas.
É um treino que promove o aumento, ou no mínimo a manutenção, da massa magra (músculo), a passo que o treino a baixas intensidade é por si só regenerativo e sem consequências pós treino.
E terminam o artigo com categoria:
"The following sentence, “in sedentary, overweight, and obese adults, aerobic training was consistently more effective than resistance training at improving visceral fat, total abdominal fat, liver fat, and the liver-derived enzyme alanine aminotransferase,” should contain the adjunctive information “aerobic training performed at 75%FC, three times/wk, 117 min/wk” and “resistance training performed three times/wk, three sets for eight to 12 reps."”
Portanto, aventam uma informação objectiva relativamente ao tipo de treino cardio (75%FC, 39min 3x/semana), e informação extremamente vaga sobre o treino de força aplicado (3 séries de 8-12 repetições...isto dará o quê? 15min?? a que intensidade??).
Cardio a 75%FC certamente não é caminhada ou jogging!! Estamos a falar de exercício intenso... mais uma razão para torcer o nariz à forma como conduziram a investigação, ou pelo menos à forma como apresentaram os resultados.
Treino de força - 40min a 80-85%FC (!!!), sem localizar e sem cardio!
Assim, obtemos o melhor dos dois mundos: gasto calórico, redução do tempo necessário para os treinos, e efeito pós-treino prolongado.
Fonte: Slentz CA, Bateman LA, et.al. "The
Effects of Aerobic versus Resistance Training on Visceral and Liver Fat
Stores, Liver Enzymes and HOMA from STRRIDE AT/RT: A Randomized Trial." Am J Physiol Endocrinol Metab. 2011 Aug 16. [Epub ahead of print]
Interview with Cris Slentz, Ph.D. 8/30/11
Sem comentários:
Enviar um comentário